A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta- feira, 08, uma operação, no município de Governador Mangabeira, na Região Metropolitana, a fim de coibir prováveis desvios de verbas municipais da prefeitura do município.
Batizada de Cabeças, a operação tem como objetivo investigar o desvio de R$ 500 mil reais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais, Fundeb.
As investigações apontam que, a prefeitura teria feito um pagamento, no mesmo valor, para uma empresa do ramo de construções e serviços, da cidade de Alagoinhas, sem processo licitatório ou contrato firmado.
Também estão sendo investigadas irregularidades em prejuízo de recursos de fundos federais destinados à saúde e à educação, apontadas por relatórios dos órgãos de controle, especialmente o TCM, desde 2009.
Desde as 07h da manhã, quando começou a operação, Já foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Estão sendo convocadas, também, 40 pessoas em 7 cidades do estado.
Além da prefeitura de Governador Mangabeira, as buscas acontecem também nas cidades de Maragojipe, Alagoinhas, Salvador, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana.
De acordo com a PF, pelo menos 10 empresas, além de familiares da prefeita de Governador Mangabeira, Domingas Souza da Paixão (PT), estão envolvidos no esquema.
Os envolvidos vão responder por crimes de desvio de verbas públicas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Não houve emissão de mandados de prisão.