A candidata à Presidência que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, Simone Tebet (MDB), declarou apoio a Lula (PT) para o segundo turno, disputado contra Jair Bolsonaro (PL). O pronunciamento sobre o assunto foi feito por ela nesta quarta-feira (5), em um hotel de São Paulo.
A parlamentar reforçou que o momento vivenciado no país é crítico, e que não poderia anular seu voto na atual conjuntura. “Não cabe a omissão da neutralidade”, afirmou. Embora continue fazendo ressalvas quanto aos posicionamentos do ex-presidente Lula, ela o vê como melhor opção para reconstruir o país.
“Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em especial nos seus últimos dias de campanha quando cometeu o erro de chamar para si o voto útil, que é legítimo, mas sem apresentar as suas propostas concretas para os reais problemas do Brasil, depositarei nele o meu voto porque reconheço o seu compromisso com a democracia e a Constituição, o que desconheço no atual presidente”, Simone Tebet ressaltou.
Em meio à “guerra santa” entre apoiadores de Lula e Bolsonaro, que questionam a crença cristã dos concorrentes, Simone aproveitou para falar sobre o exercício dos ensinamentos cristãos no dia a dia.
“De que vale irmos às nossas igrejas, proclamar nossa fé, se não somos capazes de pregar o evangelho e o respeito ao próximo nos nossos lares, no nosso ambiente de trabalho, nas ruas de nossa pátria. Nos últimos quatro anos, o Brasil foi abandonado na fogueira do ódio e das desavenças”, afirmou a candidata, que chegou a obter 4,9 milhões de votos (4,16%) no domingo (2).
Simone Tebet espera que a campanha de Lula incorpore ao menos cinco das propostas apresentadas por ela no primeiro turno, como a poupança para estudantes.