Margareth Menezes decidiu aceitar o convite de Lula (PT) para chefiar o Ministério da Cultura, a ser recriado na gestão do petista que se inicia em 2023. Contando principalmente com o apoio da futura primeira-dama, Janja, a cantora baiana ficou bastante emocionada com a proposta.
Conforme divulgado pela Folha nesta sexta-feira (9), por outro lado, Magareth terá que enfrentar a resistência de parte do setor cultural, bem como de alas do Partido dos Trabalhadores (PT). Isso porque muitos acreditam que um quadro mais técnico seria ideal para reerguer a pasta.
Lula pretende nomear um grande ícone e símbolo cultural para o Ministério, a fim de repetir o sucesso obtido com Gilberto Gil em outra gestão. Importante nome da cultura afro-brasileira, Margareth Menezes integra a equipe de transição da Cultura e topou o desafio.
No entanto, acabou criticada por não ter experiência com gestão pública. Ainda conforme a Folha, a cantora se reúne hoje com amigos para entender melhor acerca da estrutura administrativa com a qual terá que lidar.