Devido ao atraso de um ano depois do prazo anunciado, por conta do atraso no financiamento de R$ 120 milhões, que já havia sido aprovado pela agência de fomento estadual (Desenbahia), em setembro do ano passado, a construção da fábrica da JAC Motors em Camaçari irá atrasar até meados de 2016. O projeto da JAC Motors prevê um investimento de R$ 1 bilhão para uma produção anual de 100 mil veículos. Serão 3.500 empregos diretos, em dois turnos, e 10 mil indiretos. "Os recursos previstos (financiamento da Desenbahia) serão usados nas obras civis", informou a assessoria de comunicação.
A Desenbahia, por meio da sua assessoria de comunicação, disse que as obras estão paradas por conta do imbróglio. "É muito dinheiro público a ser empregado em um projeto privado e que, até por isso mesmo, precisa de uma análise mais criteriosa do nosso Comitê de Crédito", disse. Porém, o secretário de Desenvolvimento Econômico, James Correia, criticou o atraso. "Agora, depois de um ano, quando a obra já deveria estar sendo entregue e após o financiamento aprovado, é que veio se descobrir que era muito dinheiro?", questionou o secretário.
A montadora informou que, mesmo diante da iminência de uma crise econômica no país e dos contratempos na fase de pré-instalação, o projeto da fábrica da montadora chinesa na Bahia está mantido.