Por conta da maré baixa a travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande sofreu mais uma parada na manhã desta quinta-feira (29). O serviço chegou a funcionar até 9h, mas precisou ser interrompido e só deve ser retomado às 12h. Este é o quinto dia consecutivo que o sistema para.
Quando for restabelecida, a travessia estará com 12 embarcações em tráfego, podendo operar com horários de saída a cada 15 minutos, conforme o fluxo de passageiros.
A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) informa que o último horário saindo de Mar Grande será às 18h30 e de Salvador, às 20h.
Morro de São Paulo
A travessia Salvador-Morro de São Paulo funciona sem problemas nesta quinta-feira. Para quem embarca com destino a Morro de São Paulo, os horários são 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. Já no sentido inverso, os usuários são atendidos com horários às 9h, 9h30, 11h30, 13h30 e 15h.
Para evitar problema de última hora, a Astramab recomenda a compra de passagens para quem deseja passar o feriado em Morro de São Paulo seja feita de maneira antecipada no Terminal Náutico. A passagem custa R$ 83,25 e a viagem direta dura 2h20.
Ferry-boat
Nesta manhã, cinco embarcações fazem a travessia Salvador-Ilha de Itaparica nos dois sentidos. Com saídas a cada 30 minutos, o fluxo de pedestres e veículos é considerado tranquilo nos terminais São Joaquim, em Salvador, e Bom Despacho, em Itaparica.
Segundo informações da empresa que administra o sistema ferry boat, há a expectativa de transportar 107 mil passageiros e mais de 20 mil veículos entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, período do feriadão de Finados, como também do Dia do Servidor Público na Bahia. Para atender a alta demanda, a Internacional Marítima, concessionária responsável pelo transporte, infomou que vai utilizar até sete embarcações nas viagens.
Além de atender aos horários regulares, de hora em hora (sexta e sábado, das 5h às 23h30; e no domingo e segunda das 6h às 23h30), viagens extras (bate-volta) irão ocorrer sempre que for necessário, informou a empresa.
Para o período de operação especial, foram disponibilizadas 4.860 vagas da hora marcada, e até início desta semana, mais de 50% já foram comercializadas, com maior procura nos dias 30/10 (no sentido São Joaquim/Bom Despacho) e 2/11 (Bom Despacho/São Joaquim). O serviço ainda possui horários disponíveis, que podem ser verificados no site.
Segundo a Internacional Marítima, viagens extras para hora marcada foram disponibilizadas para as madrugadas de sexta (30) para sábado (31) e também de segunda (2) para terça (3). A administradora do serviço espera atender um público superior em 35% comparado ao mesmo período em 2014, quando 79.380 passageiros e 15.098 veículos fizeram a travessia, que contou com sete ferries na operação.