O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, usou as redes sociais, nesta quarta-feira (15), para opinar sobre fantasias ofensivas que não devem ser adotadas pelos foliões na hora de ir celebrar o carnaval.
O petista começou criticando os que usam adereços com referências aos povos indígenas como se fossem fantasias. “É um desrespeito se apropriar de suas vestimentas e acessórios e transformar sua cultura diversa em um estereótipo”, disse.
Jerônimo também saiu em defesa das pessoas transgênero na publicação. “Travesti não é fantasia. Se vestir de mulher ridiculariza figuras femininas e ofende identidades travestis e transsexuais. Não tem graça, pessoal!”, o político afirmou.
Por fim, ele condenou ainda a prática racista de se pintar de preto para representar personagens afrodescendentes. “Usar maquiagens blackface, perucas e demais acessórios reforçam o racismo e a hiperssexualização da população preta. Vestir-se de ‘Nega maluca’? Nem pensar!, ele concluiu.
Você sabia que certas fantasias ridicularizam pessoas e culturas e pegam mal no #Carnaval? Se não sabia, Professor Jero Explica. Siga o fio e confira o que você NÃO deve vestir! 🧶 pic.twitter.com/wtK3hpzhlj
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) February 15, 2023