O Campeonato Baiano 2023 chega neste domingo (26) a sua última rodada da primeira fase. Das dez equipes que disputam a competição três já tem situações definidas (Bahia e Juazeirense classificados e Doce Mel rebaixado) e sete brigam por ou contra algo, por isso todos os jogos serão iniciados às 16:00 pois em cada confronto pelo menos um clube ainda disputa algo.
Classificado e líder, o Bahia enviou para o sul do estado o time Sub-20 para enfrentar o Itabuna, equipe que está na quarta colocação. Uma vitória classifica também o dragão do sul, mas caso ocorra um empate os olhos se voltam para o jogo do Vitória.
Enquanto Itabuna e Bahia estarão se enfrentando, o Vitória vai estar jogando contra o Barcelona de Ilhéus, no Barradão. O rubro-negro precisa vencer e torcer por um tropeço do azulino contra o tricolor, ou golear e torcer por uma derrota do Jacuipense que irá enfrentar em casa o classificado Juazeirense. O time de Riachão do Jacuípe se garante na semifinal com um empate. Se perder terá que torcer para o que rubro-negro da capital não goleie o tigre de Ilhéus.
O Barcelona de Ilhéus briga contra o Z2, com isso precisa vencer o jogo contra o Vitória para escapar. Em caso de derrota ou empate terá que torcer por tropeço do Jacobinense.
Com chances remotas de classificação, e ainda lutando contra o Z2, o Bahia de Feira enfrenta o Jacobinense. Uma vitória o livra de vez da queda, e caso seja derrotado vai torcer por um tropeço do Barcelona ou do Atlético. Já o time de Jacobina precisa vencer o jogo e ainda torcer por uma derrota do Barcelona e tropeço do Atlético.
Já o Atlético recebe em casa o rebaixado Doce Mel com a obrigação de vencer. Conseguindo os três pontos se livra do rebaixamento, em caso de empate ou derrota terá que torcer por tropeço do Jacobinense.