Atravessando um dos piores momentos de sua história, superando inclusive as quedas para Série C em 2005 e 2021, o Vitória acumulou no último domingo (5) sua terceira eliminação consecutiva em apenas uma semana, e todas nas primeiras fases das competições que disputou.
A primeira eliminação aconteceu no dia 26 de fevereiro quando empatou sem gols com o Barcelona de Ilhéus, no Barradão, terminando a primeira fase do Baiano apenas no 6ª colocação. Na quarta-feira (1) ocorreu a segunda queda, dessa vez na primeira fase da Copa do Brasil após perder por 2 a 0 para o Nova Iguaçu.
Já no último domingo (5) o rubro-negro foi eliminado matematicamente da Copa do Nordeste após ficar no empate em 1 a 1 no clássico contra o Bahia, na Arena Fonte Nova.
O Vitória ainda terá duas partidas pela Copa do Nordeste contra Ceará e Campinense, mas os confrontos serão apenas para cumprir tabela.
O rubro-negro terá mais de 30 dias de preparação para a estreia na Série A. A primeira partida do rubro-negro na competição nacional será dia no 14 ou 15 de abril jogando contra a Ponte Preta, no Barradão.