A ‘bibliocicleta’, projeto de incentivo à leitura realizado pelo artista Augusto Leal, retomou suas atividades no último final de semana. Mais de 50 livros foram doados para crianças, jovens e adultos, na Praça da Bíblia, em Simões Filho.

Criada em 2009 como projeto de conclusão do curso de graduação, na Escola de Belas Artes da UFBA, a bibliocicleta expõe e distribui livros de forma gratuita em espaços públicos da cidade. “Esse projeto é muito especial. Foi um dos primeiros que realizei aqui na cidade com esse intuito de promover acesso aos livros para as pessoas. Infelizmente, não temos centros culturais, museus, teatros, bibliotecas comunitárias, espaços públicos onde as pessoas da cidade possam acessar experiências artísticas. Voltar a realizar esse trabalho me deixa muito feliz”, afirma Augusto.

Segundo ele, durante as ações da bibliocicleta as crianças são as primeiras a se interessar. A própria bicicleta já é um atrativo, ainda mais associada a uma caixa colorida que ao chegar no espaço as pessoas não sabem o que vai sair de dentro dela. Os adultos também se interessam. Alguns contam histórias sobre livros que leram na infância, na juventude. Refletem sobre a importância do livro e como seria importante ter na cidade equipamentos culturais diversos, especialmente para promover experiências culturais para seus filhos.

Falta incentivo

O fotógrafo, Diney Araújo, que é um apoiador do projeto diz que “esses projetos são muito importantes, levam conhecimento, leitura, livros para as pessoas. Vivemos hoje um momento onde estamos muito ligados ao celular. Somado a isso existe aqui na cidade uma falta de incentivo do poder público a esse tipo de oportunidade, de acesso a bibliotecas, livros, contação de histórias. Então ações como essa são fundamentais”.

Currículo

O currículo da bibliocicleta é extenso, em 2010, o projeto representou a Bahia na Mostra Novíssimos da III Bienal Brasileira do Design, em Curitiba, no ano seguinte ficou entre os trezentos finalistas do IF Concept Award, na Alemanha. Ainda em 2011 recebeu o prêmio de Ponto de Leitura do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura (Minc), e foi uma das atrações do TEDxPelourinho. Em anos seguintes participou de diversos eventos acadêmicos e exposições na Bahia e em outros estados.

5 1 voto
Article Rating