O cadastramento de barraqueiros, baleiros e vendedores ambulantes de itens diversos, que vão trabalhar no interior do Espaço Camaçari 2000, durante o Camaforró 2023, teve início nesta segunda-feira (29), na sala 5 do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat).
As inscrições, que seguem até a próxima sexta (2), das 9h às 12h e das 14 às 17h, acontecem por meio da parceria entre a Coordenação de Eventos, setor ligado à Secretaria do Governo (Segov), e a Associação de Barraqueiros de Festas Populares de Camaçari (ABFPC).
Responsável pelo cadastramento dos trabalhadores informais, Cleyton Luiz lembrou da importância de se fazer as inscrições no tempo estabelecido, e afirmou, que “esta é uma medida necessária, que tomamos para formalizar o público que trabalha vendendo no espaço, que é uma grande oportunidade de tirar uma renda extra, durante os quatro dias de festa”. Além de apresentar original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência, os interessados devem estar associados à ABFPC.
Sendo uma das primeiras pessoas a finalizar as inscrições, a moradora do bairro Dois de Julho, Maria Sebastião, 78 anos, se declarou “muito feliz”, por ter garantido sua barraca. “Há mais de 30 anos coloco barracas nessas festas e, mais uma vez, consegui meu espaço para trabalhar”, comemorou a barraqueira, que comercializá bebidas, tira-gostos e feijoada.
Acompanhando a mãe por muitos anos, enquanto trabalhava como barraqueira nas festas populares do município, Erisvaldo Conceição, 33 anos, explicou que desde muito pequeno já vivenciava o dia a dia do trabalho informal nas festividades. Ele, que mora no bairro Acajutiba, atualmente trabalha como baleiro. “Com fé em Deus vou vender bastante. Depois de dois anos sem o Camaforró, meu entusiasmo é muito forte”.
Vale lembrar, que o cadastramento dos comerciantes que vão trabalhar no entorno do Espaço Camaçari 2000 e nos demais espaços abertos dos festejos de São João, Santo Antônio e São Pedro; é realizado também nesta semana, das 9h às 16h, pela Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), através da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização do Comércio Ambulante (CLFCA). Para validar o cadastro, os interessados devem se dirigir ao setor responsável, munidos dos seguintes documentos (original e cópia): RG, CPF e comprovante de residência.