O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, sancionou a lei 14.584, que proíbe a utilização de pistolas d’água e objetos semelhantes durante o carnaval e demais festas de rua.
O ato, que foi publicado no Diário Oficial do Estado neste sábado (3), foi um projeto elaborado pela deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) e aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa.
A lei entra em vigor após diversos casos ocorridos no carnaval deste ano, tendo como destaque a de uma mulher em Salvador, que foi atingida por jatos d’água e, depois, ter sido alvo de um ‘empurra-empurra’ entre os homens.
No documento publicado, é deixado bem claro que os blocos festivos devem adotar ações para impedir o uso da pistola por seus foliões e autoriza o poder público a autoridade de multar e penalizar organizações que desobedeçam a ordem estabelecida.
O objetivo da nova lei é garantir a segurança e integridade física de todos que estão no ambiente festivo, buscando diminuir os atos irresponsáveis de algumas pessoas.