Quatro irmãos indígenas, de 1, 4, 9 e 13 anos, foram encontrados vivos nesta sexta-feira (9), na área amazônica que pertence à Colômbia. Os garotos estavam dentro de um avião, que caiu na região no último dia 1º de maio.
Com eles estavam a mãe, o piloto da aeronave e outro adulto, que era líder indígena. Os três acabaram morrendo na queda.
Desde então, uma operação foi formada com mais de 100 militares que iniciaram a busca pelas crianças. A ação teve apoio dos povos originários que vivem no sul do país, onde o acidente aconteceu. Após 40 dias e percorrerem mais de 2 mil km, os menores foram encontrados.
A notícia foi recebida com alegria pelo povo colombiano. O presidente Gustavo Petro celebrou em seu Twitter. “Uma alegria para todo o país! Apareceram com vida as 4 crianças que estavam perdidas há 40 dias na floresta colombiana”, disse.
Por conta do quadro de saúde dos garotos, que estão desnutridos, todos foram levados para serem atendidos em San José del Guaviare, município do centro-sul colombiano. É previsto que hoje eles sejam transferidos para o Hospital Militar de Bogotá, capital do país.
As causas da queda do avião ainda não foram confirmadas.