Um bebê de apenas dois meses morreu na tarde desta segunda-feira (19), na Maternidade José Maria de Magalhães Netto, após uma técnica de enfermagem injetar leite no acesso central do recém-nascido.
Samuel Ricardo de Souza Barros, estava internado há um mês porque nasceu com cardiopatia. Por isso, a criança recebia medicação e alimentos na veia por meio de sonda. A mãe do recém-nascido o acompanhou durante todo o procedimento.
No último domingo (18), ela precisou ir em casa, e deixou a criança acompanhada da equipe médica. No entanto, quando ela estava em sua residência, recebeu uma ligação da unidade hospitalar informando que o bebê estava passando mal.
Ao chegar no hospital, ela foi informada que uma técnica de enfermagem havia se confundido e aplicado a dieta (alimentação) no acesso central da criança e o estado era grave. Além disso, a unidade afirmou que a funcionária teria sido demitida. Um dia depois, a família soube através do WhatsApp que a criança tinha morrido.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foi instaurada uma sindicância para apurar as circunstâncias técnicas que levaram ao óbito do bebê. O órgão disse ainda que a profissional está completamente abalada com a situação, pois tinha um vínculo formado com o bebê desde o início da internação.