Na última semana uma verdadeira bomba estourou na cidade de Simões Filho após a veiculação de uma matéria que denuncia o fato de pessoas já falecidas continuarem “participando” dos processos eleitorais do município.
Na manhã desta quinta-feira, 19, para dar mais detalhes sobre o assunto, os dirigentes dos partidos Verde e PSDC, respectivamente Juscelino Santos, mais conhecido como Amigo Ju e Paulo Pessoa concederam uma entrevista ao radialista Roque Santos para o portal Bahia no Ar.
De acordo com Paulo Pessoa que representa um dos partidos que move a ação contra o Tribunal Regional Eleitoral e a 33ª Zona Eleitoral de Simões Filho, um levantamento realizado pelas siglas citadas, descobriram o registro de quase 5 mil mortos que continuam aptos para participar das eleições da localidade.
Paulo explicou ainda que a investigação sobre a denúncia é antiga, e foi feita inicialmente no ano de 2004. Após a denúncia o TRE anunciou que 9.714 títulos eleitorais foram identificados como irregulares e cancelados. No entanto, desse total, quase cinco mil continuam ativos e em condições de votar em 2016.
Para provar que a denúncia é verídica, os denunciantes selecionaram 30 dos quase 5 mil títulos fantasmas (de pessoas mortas), fizeram cópias de suas certidões de óbito, anexaram fotografias dos túmulos onde os cidadãos citados estão sepultados e enviaram ao Tribunal Superior Eleitoral.
Na oportunidade, os entrevistados destacaram que através da denúncia esperam que a Justiça seja feita, que a 33ª Zona Eleitoral . “Queremos que o TSE convoque o TRE e 33ª Zona Eleitoral para prestar esclarecimentos e dar fim nesta distorção e dar moralidade ao processo eleitoral de Simões Filho”, disse o presidente do PV, Juscelino Santos.
Confira a entrevista na íntegra: