A Coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), Bernadete Pacífico, foi morta a tiros na noite desta quinta-feira (17), na cidade de Simões Filho.
Conhecida como ‘Mãe Bernadete’, ela era uma liderança quilombola baiana e ex-secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Sua morte foi confirmada através de uma nota da instituição. De acordo com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, suspeitos invadiram o terreiro onde Bernadete estava e realizaram os disparos.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), lamentou o ocorrido em rede social e encaminhou a ida da Polícia Militar e da Polícia Civil até o local.
Veja:
Recebi com pesar e indignação a notícia do falecimento de Mãe Bernadete, uma amiga e grande liderança quilombola da Bahia. Determinei que as Polícias Militar e Civil desloquem-se de imediato ao local e que sejam firmes na investigação. pic.twitter.com/L1sav8co0o
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) August 18, 2023
Confira nota da Polícia Civil sobre o caso:
Os Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Inteligência Policial (DIP) e Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF), sob a determinação da Delegada-Geral Heloisa Campos de Brito, realizam ações integradas para elucidar a morte de Maria Bernadete Pacifico Moreira, 72 anos, vítima de disparos de arma de fogo na noite de quinta-feira (17), no Quilombo Caipora, em Simões Filho. Todas as medidas de Polícia Judiciária estão sendo executadas para reforçar e intensificar as investigações, além da utilização de toda tecnologia disponível para as apurações, junto com as perícias realizadas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Segundo as investigações iniciais, dois homens numa motocicleta teriam praticado o crime. Caso a população queira denunciar de forma anônima, basta ligar para o Disque Denúncia através do número 181.