Sabendo da importância de participar da escolha dos membros dos Conselhos Tutelares da sede e da costa do município, centenas de camaçarienses foram às urnas neste domingo (1º) votar.
É por meio dessa votação que serão eleitas as pessoas que se comprometem a zelar pela defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes de Camaçari nos próximos quatro anos.
Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), a votação aconteceu em 13 pontos distribuídos pela cidade e foi realizada das 8h às 17h.
No total, 21 candidatos estavam aptos para ocuparem as cadeiras e disputaram o pleito, sendo 11 da sede e dez da costa. Destes, serão eleitos cinco titulares e o mesmo número de suplentes, que irão exercer as funções durante o período 2024-2027.
A presidente do CMDCA de Camaçari, Baja Carvalho, falou sobre a relevância do pleito.
“Os conselheiros tutelares têm uma importância muito grande dentro da rede de proteção da criança e do adolescente e, na minha avaliação, do ponto de vista do exercício da cidadania, a eleição se configura como um momento muito positivo. E o melhor disso tudo é as pessoas terem essa dimensão e fazerem questão de participar desse momento”, destacou.
Moradora do bairro Parque Satélite, Marisete Ribeiro, votou na Escola Municipal Helena Celestino Magalhães, localizada no bairro Gravatá, e contou que sempre fez questão de participar do processo.
“O trabalho que o Conselho Tutelar faz é muito importante e é dever de todos nós zelar pelas nossas crianças e adolescentes. Por isso, estou aqui fazendo a minha parte”, disse.
As eleições dos membros dos conselhos tutelares foram unificadas e aconteceram em todo o Brasil e contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em Camaçari, a votação foi realizada por meio de cédulas de papel.
O resultado está previsto para ser divulgado por meio de edital que será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na terça-feira (3/10). A posse dos conselheiros eleitos está prevista para o dia 10 de janeiro de 2024.