Durante uma entrevista dada à emissora italiana RAI, na noite desta quarta-feira (1º), o Papa Francisco foi perguntado sobre quem seria o melhor no futebol: Messi ou Maradona?
O questionamento foi levantado por conta da nacionalidade de ambos, já que os atletas são argentinos, assim como o Santo Padre. No entanto, o chefe da Igreja Católica deu uma terceira alternativa, que surpreendeu os entrevistadores.
Para Francisco, o melhor jogador do mundo foi Pelé, intitulado como o Rei do Futebol. Na resposta, o papa diz que o atleta brasileiro foi um grande cavalheiro, sendo muito humano dentro e fora de campo.
“Para mim, entre estes três, o grande cavalheiro é Pelé. Um homem de um coração. Eu falei com o Pelé, certa vez o encontrei em um voo quando estava em Buenos Aires e nos falamos. Era um homem de uma humanidade muito grande”, explica ele.
O papa ainda reforça que os outros dois nomes, conterrâneos, também são gigantes, mas não há como superar o tricampeão mundial, em 1958, 1962 e 1970. “Maradona, como jogador foi grande, mas como homem, faliu. Messi é forte nesse momento, também um grande cavalheiro. Os três eram grandes, cada um com sua especificidade“, pontua.
Confira a fala de Francisco:
"Entre Maradona e Messi, prefiro Pelé!"
Esta noite, 1o de novembro, foi ao ar pelo telejornal "Tg1" @Tg1Rai da televisão pública italiana uma longa entrevista com #PapaFrancisco pic.twitter.com/iPXTVQPLgT
— Vatican News (@vaticannews_pt) November 1, 2023