A cantora colombiana Shakira esta sendo era acusada de sonegar cerca de 15 milhões de euros em impostos, algo em torno de R$ 80 milhões, na cotação atual. Com o julgamento prestes a começar, a loira chegou a um acordo com as autoridades espanholas no caso.
O acordo prevê que Shakira aceite as acusações – das quais sempre se disse inocente – e deverá pagar uma multa de 50% do valor devido (cerca de 7,3 milhões de euros), mais um valor de 438 mil euros para evitar uma pena de três anos de prisão, segundo a agência de notícias Reuters.
Assim, o valor acordado é de quase R$ 41,5 milhões.
De acordo com o processo, a colombiana não pagou impostos entre 2012 e 2014. Shakira, que recusou o primeiro acordo oferecido pelos promotores da Espanha, afirmou que, naquele período, levava uma “vida nômade” por conta do seu trabalho e que, por isso, não devia nada ao país.
Já autoridades contestam a informação e alegam que Shakira passou mais da metade de cada um dos anos em questão vivendo na Espanha, além de comprar uma casa para a família em Barcelona, em maio de 2012 – o que a tornaria devedora de impostos no país.
O que disse Shakira
Em entrevista a BBC, Shakira disse que optou por fazer o acordo para preservar o bem-estar dos filhos, frutos do relacionamento com Piqué.
“Embora eu estivesse determinado a defender a minha inocência num julgamento que os meus advogados estavam confiantes que teria decidido a meu favor, tomei a decisão de finalmente resolver esta questão tendo no coração o melhor interesse dos meus filhos, que não querem ver sua mãe sacrificar seu bem-estar pessoal nesta luta”, afirmou.
Shakira também disse que precisa “superar o estresse e o desgaste emocional dos últimos anos” para conseguir se concentrar nos filhos e na carreira.