A senadora Damares Alves (Republicanos) foi internada com urgência nesta quinta-feira (7), no hospital DF Star, em Brasília, após ter recaída ao vírus varicela zoster, causador da herpes-zóster.
Damares apresentou paralisia facial. De acordo com informações da assessoria, Damares está clinicamente bem e passará por uma bateria de exames no hospital, onde permanecerá internada durante os próximos dia.
Damares apresentou os primeiros sintomas da doença em março. À época, Damares tinha recebido o diagnóstico há poucos dias e disse que o tratamento era “para amenizar a situação”.
Herpes-Zóster
Herpes-zóster é um vírus que aparece na pele, causada pelo Vírus Varicela-Zoster (VVZ), o mesmo que provoca a catapora. Os principais sintomas incluem bolhas, coceiras, ardência e feridas na pele, além de muita dor. Sem vacina na rede pública, uma imunização completa na rede privada custa em torno de R$ 1,6 mil.
Assim como Damares, cerca de 30% dos que tiveram catapora passam por isso. Fatores que diminuem a imunidade facilitam a reativação do microrganismo, deflagrando a doença, como forte estresse, câncer e outras infecções, como HIV e Covid-19. Ela costuma se manifestar depois dos 50 anos de idade.
Na maioria das vezes, os sintomas desaparecem em dias. Mas em alguns casos, o cenário pode se agravar, podendo afetar a visão e a saúde mental. As complicações também incluem disseminação do vírus pelo corpo e o comprometimento de movimentos, podendo causar paralisia do nervos cranianos, meningite, úlcera, hepatite e derrame cerebral.
Quais são os sintomas da herpes-zóster?
Uma vez reativado, ele pode causar uma inflamação que leva a uma erupção na pele acompanhada de pequenas bolhas (vesículas) agrupadas, que resultam em uma dor muito forte, um dos efeitos mais temidos da doença. Ela pode persistir mesmo após a recuperação das erupções cutâneas e se tornarem crônicas.
Uma das formas de evitar o quadro mais grave é ficar atentos aos primeiros sinais que são justamente o aparecimento dessas erupções na pele seguido por febre, cansaço, dores corporais e formigamentos. No caso de Damares, recuperação total se dá no período de 2 a 4 semanas, quando não há complicações.