Na manhã desta quarta-feira (13), um homem foi assassinado a tiros na Rua do Areal, no Parque das Mangabas, em Camaçari.
Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e isolou a área. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Camaçari foi acionado para fazer a remoção do corpo.
Não há informações de autoria e nem a identidade da vítima.
LEIA TAMBÉM:
Operação da Polícia Federal desmantela fraudes no INSS em Camaçari
Na manhã desta terça-feira (12), a Polícia Federal, em colaboração com o Núcleo de Inteligência Previdenciária do Ministério da Previdência Social, deflagrou a Operação Zenon, visando desarticular uma organização criminosa envolvida em fraudes de benefícios de aposentadoria por invalidez nas cidades de Camaçari e Dias d’Ávila. As investigações, iniciadas há aproximadamente três meses, revelaram a concessão fraudulenta de vários benefícios previdenciários, nos quais dados falsos eram inseridos nos sistemas do INSS.
O grupo criminoso agia simulando a existência de processos judiciais que concediam aposentadorias por invalidez, sempre com valores salariais no limite máximo da Previdência. As averiguações revelaram que os números de processo eram inexistentes, e não havia cópias de decisões judiciais nos registros. Além disso, as matrículas dos supostos servidores responsáveis pelas concessões pertenciam a aposentados sem nenhum vínculo com o INSS.
Até o momento, foram identificados pelo menos 15 benefícios concedidos de maneira fraudulenta, nas cidades de Camaçari e Dias d’Ávila. Apesar da ação criminosa, o setor de monitoramento do INSS conseguiu bloquear os pagamentos a tempo, impedindo saques das aposentadorias por invalidez. Mesmo com os bloqueios, os fraudadores tentaram solicitar o desbloqueio, buscando receber valores retroativos que somariam aproximadamente R$ 70.000,00 cada.
O Ministério da Previdência estima que, caso os benefícios fraudulentos não tivessem sido bloqueados, o prejuízo poderia alcançar a cifra de 76 milhões de reais. Esse valor considera os pagamentos retroativos e os valores mensais que seriam disponibilizados vitaliciamente a cada beneficiário ao longo de suas vidas.