A blogueira e apresentadora Rafa Kalimann foi alvo de um crime cibernético na manhã deste domingo (31). A sua conta no Instagram, que acumula mais de 22 milhões de seguidores, foi invadida por um hacker, que anunciou a ação nos stories.
Todas as fotos da conta foram excluídas e a pessoa que realizou o ataque virtual acabou publicando até uma foto íntima da artista, de forma temporária. Em mensagens escritas pelo hacker, em tom de ameaça, é possível perceber que o intuito era explorar a influenciadora, como uma espécie de moeda de troca:
“Eu avisei mil vezes, Rafa Kaliman. Não me ouviu, não quis me dar o que eu queria. Agora, você não tem nada, Rafa Kalimann“, disse o criminoso no perfil da vítima. Após isso, Kalimann se pronunciou no X/Twitter, afirmando que sofreu um ataque e que estava tentando recuperar a conta:
Hackearam meu Instagram, apagaram tudo
Já to cuidando com a minha equipe e já acionamos todas as pessoas possíveis
POR FAVOR NÃO DENUNCIEM LÁ, a chance de eu recuperar a conta é imensa, se for denunciada posso perder 😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭— Rafa Kalimann – jurídico Jéssica de Osma (@rafakalimann_) December 31, 2023
Horas depois o perfil do Instagram da influencer, que havia sido hackeado, foi recuperado pela equipe de Rafa. Ela agradeceu pelo carinho dos seguidores e que irá buscar medidas judiciais para o caso.
Vale lembrar que divulgar fotos íntimas de outras pessoas sem consentimento é crime previsto no Brasil. A chamada Lei Carolina Dieckmann existe há 10 anos e foi promulgada pela então presidente Dilma Rousseff (PT). O nome é em referência à atriz da TV Globo que também foi alvo do mesmo crime em 2012.