Atual campeão estadual, o Bahia faz seu primeiro jogo da temporada nesta quarta-feira (17), às 21h30, na Arena Fonte Nova, contra o Jequié, time recém-promovido da Série B do Baianão.
Sem o elenco principal, que segue em pré-temporada em Manchester, na Inglaterra, o Esquadrão vai entrar em campo com um time alternativo, comandado pelo técnico do sub-20, Rogério Ferreira. Formada por atletas da categoria de base, mas com reforços de jogadores do time principal que foram liberados da viagem, como Adriel, Marcos Victor, André e Caio Roque, o Bahia deve entrar em campo com:
Adriel; André, Marcos Victor, Marcello e Jackson; Diego Rosa, Paulo Souto e Roger Gabriel; Kennedy, Tiago e Everton.
Condé enaltece reforços e espera boa temporada no Vitória em 2024
O ano de 2024 já começou para o Vitória. O time vai começar a temporada nesta quarta-feira (16), contra o Jacuipense, às 19h15, na Arena Valfredão, pela estreia no Campeonato Baiano.
O Leão tem o desafio de quebrar outro estigma após estar há cinco nos sendo eliminado na primeira fase do estadual. Em sua primeira entrevista coletiva, Léo Condé falou sobre a montagem do elenco do Vitória, que espera um bom desempenho no ano.
“A gente teve a chegada de atletas importantes nesse momento, o clube se movimentou bastante dentro das suas condições, eu acredito que conseguiu trazer sim boas peças para esse início de temporada, mas eu acho que o principal reforço do clube foi conseguir manter a base da equipe do ano passado, a gente sabe a dificuldade que os então a vitória, a direção se esforçou, conseguiu manter a base, principalmente desde. Equipe titular ali, então a gente fica feliz assim com a chegada de novos jogadores, mas estou mais assim, o que me deixa mais esperançoso ainda de fazer um bom início de temporada é realmente em razão de ter mantido uma base vencedora”, disse inicialmente o comandante rubro-negro.
O treinador admitiu que o Vitória com novos integrantes teve pouco tempo para treinamentos e que o time deverá ter dificuldades na parte física. Léo participou da montagem do elenco e sugeriu a direção a contratação de dois jogadores por posição. O treinador elogiou o grupo montado e acredita que a diretoria irá analisar o mercado para eventuais transferências.
“A expectativa nossa realmente é o Vitória iniciar da melhor forma possível. É claro que é uma temporada que o clube tem quatro competições pela frente, competições importantes, de volta a série A do Brasileiro, uma Copa do Brasil onde, em razão do título, a vitória já entra na terceira fase da competição, mas temos sim agora de início o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste. Então a gente espera sim iniciar bem a competição, é claro que a gente sabe que a gente vai sofrer um pouquinho, ter um pouco de dificuldade, pelo pouco tempo que a gente teve de preparação. Então, a gente sabe que vai ter um campeonato pesado pela frente, mas a gente espera sim classificar o Vitória para as finais da competição e a partir do momento que você classifica para as finais, a expectativa sim de conquista. Em relação às contratações, a ideia que eu passei para a direção é a gente ter dois atletas de um bom nível para cada posição. O clube trouxe, também a gente já tem uma base do ano passado que ajuda bastante. Mas tem algumas coisas que fogem do treinador, o clube com certeza vai ficar sempre atento ao mercado, em cima de uma boa possibilidade do ponto de vista técnico, do ponto de vista financeiro, de alguma contratação pontual para frente, mas acho que para iniciar a temporada hoje nós temos já um grupo bastante interessante”, avaliou.
“Acho que o mais importante de você iniciar a temporada é você já ter uma equipe base montada. Nós temos. Eu acho que o que a gente vai ter de dificuldade, eu acredito, é que a gente teve 12, 13 dias de trabalho, muito pouco, para deixar eles bem condicionados. Mas em termos de conjunto, a gente já tem um conjunto bom, vai mudar talvez 3, 4 peças para esses primeiros jogos e aos poucos a gente vai sentindo no dia a dia. Porque teve atletas que chegou em boas condições físicas, que já podem estrear. A gente já vai antecipar um pouco esse processo e alguns atletas que requer ainda um pouco de tempo. A gente hoje está recebendo aqui no clube o Alejandro, Everaldo, o Luan, que chegou ontem. Então teve atletas que chegaram desde o primeiro dia. Primeiro dia, teve atletas que chegaram um pouco depois, então assim, vai ser um trabalho que a gente vai ter que ter muito cuidado para ir lançando eles aos poucos, para a gente não correr o risco de você colocar um atleta antes da hora e ele ter uma lesão. É claro que pode acontecer, mas a gente vai evitar. Então uma base de equipe a gente já tem, tem sim alguns atletas, espero que eles possam, dentro dos jogos, apresentar aquilo que eles vêm apresentando no dia a dia de treinamento, que eu acho que chegaram aqui no nível um pouquinho mais avançado, caso do William Volante que estava jogando quase todos os jogos pelo Goiás, chegou bem no nível físico bom, o PK [Patric Calmon] também chegou numa condição boa para talvez iniciar jogando, o próprio Caio Dantas que também estava jogando a Série B, pelo Vila Nova, fez quase todos os jogos finais, então isso faz conta também para você é colocar o atleta desde o início. Os atletes chegaram ainda um pouco abaixo, ver que é um pouquinho mais de tempo, talvez possa até jogar, mas um pouco menos”, explicou o professor do Vitória.
Condé falou as possíveis estreias de Caio Dantas, Patric Calmon e William Oliveira, que estavam com bom nível físico desde antes da chegada ao clube. A questão do tempo é necessária para dar ritmo e condicionamento físico.
“A gente tentou otimizar o máximo possível, o pouco tempo de você colocar o atleta antes da hora e ele ter uma lesão. É claro que pode acontecer, mas a gente vai evitar. Então uma base de equipe a gente já tem, tem sim alguns atletas, espero que eles possam dentro dos jogos apresentar aquilo que eles vêm apresentando no dia a dia de treinamento, porque eu acho que chegaram aqui no nível um pouquinho mais avançado, o caso do William Oliveira que estava jogando quase todos os jogos pelo Goiás, chegou bem no nível físico bom, o PK também chegou ao Vitória numa condição boa para talvez iniciar jogando, o próprio Caio Dantas que também estava jogando a Série B pelo Vila Nova, fez quase todos os jogos finais, então isso conta também para você colocar o atleta desde o início, já alguns atletas chegaram ainda um pouco abaixo, o PK é um pouquinho mais de tempo, talvez possa até jogar. Mais um pouco menos”, ponderou o técnico do Vitória.