As chuvas que atingem a capital baiana alagaram a estação de metrô e o terminal de ônibus Águas Claras, nesta quarta-feira (24), menos de um mês após a inauguração dos espaços.
O funcionamento do equipamento ficou comprometido. Os elevadores e a escada rolante tiveram o funcionamento suspenso. Em imagens que circulam na internet, é possível notar várias goteiras ao longo da estação e também as interdições dos equipamentos.
O terminal de ônibus também foi afetado. O vento levou a chuva para o local onde os passageiros aguardam os coletivos. Clientes tentaram se proteger da água nos pontos menos afetados pelo problema.
Ao lado da passarela a área ficou encharcada e desceu para o ponto onde passam os passageiros. A CCR Metrô Bahia, que administra os espaços, informou através de nota que a interdição dos elevadores da estação de metrô foi feita por medida de segurança.
A concessionária disse ainda que está atuando para a liberação dos equipamentos da estação Águas Claras, e reforçou a possibilidade do uso das escadas para acesso à plataforma de embarque.
Na nota, a CCR diz que segundo a empresa, um relatório de engenharia com as ocorrências identificadas em dias de fortes chuvas está em elaboração e será encaminhado ao Governo da Bahia, que é o “Poder Concedente”, com o objetivo de que os problemas sejam resolvidos.
Início das operações
O funcionamento da estação do metrô Águas Claras passou a funcionar em dezembro. A entrega foi realizada com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. Com a nova estação, que integra a Linha 1, o modal somou mais 5 km, atingindo 38 km na capital baiana.
Já o terminal de ônibus entrou em operação no dia 2 de janeiro, primeiro dia útil do ano. Desde então, várias linhas que rodavam na Estação Pirajá foram transferidas para o local.
De acordo com o divulgado pela gestão estadual, o investimento total para a construção da nova estação e do terminal de ônibus foi de R$ 590 milhões.