CHUVA ASSOLA BAHIA
Chega a 19 o número de cidades que decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas na Bahia. Pelo menos, 1.476 pessoas estão desabrigadas e 5.481 desalojadas.
A chuva assola os municípios de São Miguel das Matas, Monte Santo, Anagé, Cansanção, Cícero Dantas, lhéus, Lagoa Real, Medeiros Neto, Muquém do São Francisco, Nova Canaã, Cotegipe, Cravolândia, Ubaíra, Wanderley, Quijingue, Saubara, Ibicuí, Dário Meira e Iguaí.
Foram confirmados cinco mortes e 13 pessoas feridas até a última terça-feira (30).
Leia também:
Chuva forte causa transtorno em Camaçari e região
Na última sexta-feira (26), fortes chuvas atingiram a Região Metropolitana de Salvador (RMS), incluindo Camaçari. O evento climático causou transtorno para os moradores em vários pontos da cidade.
Além dos alagamentos em algumas ruas e avenidas, o destelhamento de casas também foi registrado, por conta da força dos ventos que acompanham as chuvas neste momento. Em imagens que circulam na internet, é possível ver pessoas mostrando que a parte que cobre algumas residências foram ao chão durante a tempestade.
No Bairro dos 46, um poste de iluminação pública acabou sofrendo uma pane e começou a soltar faíscas, havendo um risco de evoluir para um incêndio no equipamento, no entanto, felizmente não ocorreu.
A Feira da cidade registrou um alagamento em meio às chuvas, decorrente de problemas com a cobertura do espaço. De acordo com comerciantes e populares, as telhas do espaço apresentam lacunas, o que possibilita a entrada de água na parte interna, atrapalhando a rotina de vendas e movimentação de pessoas no local.
Chuva alaga Estação Águas Claras
As chuvas que atingem a capital baiana alagaram a estação de metrô e o terminal de ônibus Águas Claras, na última quarta-feira (24), menos de um mês após a inauguração dos espaços.
O funcionamento do equipamento ficou comprometido. Os elevadores e a escada rolante tiveram o funcionamento suspenso. Em imagens que circulam na internet, é possível notar várias goteiras ao longo da estação e também as interdições dos equipamentos.
O terminal de ônibus também foi afetado. O vento levou a chuva para o local onde os passageiros aguardam os coletivos. Clientes tentaram se proteger da água nos pontos menos afetados pelo problema.
Ao lado da passarela a área ficou encharcada e desceu para o ponto onde passam os passageiros. A CCR Metrô Bahia, que administra os espaços, informou através de nota que a interdição dos elevadores da estação de metrô foi feita por medida de segurança.
A concessionária disse ainda que está atuando para a liberação dos equipamentos da estação Águas Claras, e reforçou a possibilidade do uso das escadas para acesso à plataforma de embarque.
Na nota, a CCR diz que segundo a empresa, um relatório de engenharia com as ocorrências identificadas em dias de fortes chuvas está em elaboração e será encaminhado ao Governo da Bahia, que é o “Poder Concedente”, com o objetivo de que os problemas sejam resolvidos.