A Prefeitura de Camaçari, por meio da Empresa de Limpeza Pública (Limpec), inicia domingo (4), a 3º edição do “Meu descarte legal – na praia”. O projeto de verão, que se tornou destaque entre as ações da Limpec nos últimos anos, escolheu a praia de Guarajuba para o retorno das ações. Com início às 9h, a iniciativa é aberta ao público.
Com objetivo de executar mudanças no cenário ambiental, além de alertar para a necessidade da preservação, o projeto chega para educar, instruir e sensibilizar banhistas a respeito dos efeitos negativos do descarte incorreto de resíduos para os mares, animais marinhos, e, até mesmo, à saúde humana.
A novidade desta edição é a forma interativa que a ação irá acontecer, por meio de realidade virtual, no qual as pessoas poderão participar. A equipe da Limpec, os voluntários e os representantes de grupos ambientais locais pretendem criar um diálogo direto com a população a respeito da importância das boas práticas ambientais para a preservação do ecossistema marinho, além de orientar como recolher e descartar os resíduos corretamente.
Assim, como nos anos anteriores, a equipe da Limpec fará a distribuição de sacolas biodegradáveis para estimular a prática de realizar o descarte de forma correta. Na ocasião, a equipe realizará, também, a limpeza manual da faixa de areia, do calçadão e do mangue das referidas praias.
Voluntários poderão realizar o cadastro de participação por meio do link disponibilizado na bio do Instagram (@limpec.ba) ou presencialmente na sede da empresa, situada no Loteamento Espaço Alfa, no bairro Jardim Limoeiro.
“Meu descarte legal – na praia” realizará, ainda, durante os meses de fevereiro e março ações nas praias de Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe e Itacimirim.
Leia também:
Guarajuba e Itacimirim têm selo Bandeira Azul renovado para mais uma temporada
O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Camaçari para a consolidação do turismo no município foi reconhecido por mais um ano com a renovação do prêmio Bandeira Azul para a temporada 2023/2024. Este é o quinto ano consecutivo que as praias do Paraíso, em Guarajuba, e o quarto ano seguido que a da Espera, em Itacimirim, recebem o selo que reconhece os esforços e atividades realizados pela gestão em prol da recuperação e conservação dos ambientes naturais.
Para se qualificar ao programa, durante todo o ano os locais precisam cumprir 32 requisitos, com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. O selo internacional Bandeira Azul é promovido pela Foundation for Environmental Education (FEE) e operado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). A previsão é de que o hasteamento das novas bandeiras ocorra no início de dezembro.
A secretária de Turismo, Cristiane Bacelar, destacou a união de esforços entre a gestão, a comunidade local e entidades de classe para a conquista do selo. “Isso mostra como Camaçari vem se fortalecendo para o turismo, com um comprometimento muito maior em relação à atividade na cidade, tanto do entendimento da parte da gestão, quanto da população local. Sem falar na importância que duas certificações Bandeira Azul trazem para a nossa cidade, pois atrai um público diferenciado, que vem gastar suas reservas aqui, passar um tempo maior, fortalecer nossa economia e nossa população, gerando oportunidades de emprego e renda”, afirmou.
Atualmente, a administração municipal, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realiza obras em ambas localidades por meio do Projeto Caminhos do Mar, que tem como intuito proporcionar conforto à comunidade, melhores condições de trafegabilidade e modernização dos ambientes.
Em Guarajuba, o serviço é de requalificação urbana e contará com nova ciclovia e ciclofaixa; estacionamento; pavimentação; acessibilidade; paisagismo; sinalização; iluminação em LED; deck em madeira; limpeza da lagoa; portal de acesso; melhorias nas praças Principal e do Mirante, além da revitalização da entrada da localidade de Monte Gordo. O investimento destinado é de aproximadamente R$ 22 milhões.
Já em Itacimirim a obra é urbanização e requalificação, que contempla pavimentação; ciclovia e ciclofaixa; deck em madeira; bicicletário; paisagismo; iluminação em LED; e sinalização. Além de novos espaços de lazer composto por academia ao ar livre; três parques infantis; oito quiosques, com dois módulos comerciais cada; um quiosque, com quatro módulos comerciais e quatro sanitários. O investimento é superior a R$ 39 milhões.