A polícia prendeu o homem suspeito de roubar uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Salvador, nesta quarta-feira (7).
A ação criminosa aconteceu na madrugada desta quarta, no bairro de Itapuã, no momento em que um paciente seria regulado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hélio Machado para um hospital.
O homem é suspeito de ter roubado a ambulância do Samu. Após o assalto, ele perdeu o controle do veículo e bateu em um poste, na Avenida Aliomar Baleeiro.
O suspeito estava com escoriações foi socorrido para uma unidade de saúde. Ele vai passar por exames de lesões corporais e ficar à disposição da Justiça. Segundo relato do motorista da ambulância, que não quis se identificar por medo, a técnica de enfermagem que o acompanharia durante o trajeto tinha ido ao banheiro da UPA. Enquanto isso, ele abria a porta do veículo para o paciente, quando foi abordado pelo suspeito com um facão.
“Eu estava saindo [da UPA] com o paciente, por volta de 1h20. Quando eu estava abrindo a ambulância para colocar o paciente dentro, ele [suspeito] me abordou com uma peixeira na mão, muito nervoso, e me pediu o celular”, disse em entrevista a TV Bahia.
Com medo, o motorista entregou o aparelho ao suspeito, que também pegou o celular da acompanhante do paciente. Em seguida, o suspeito obrigou o condutor a entrar no veículo com ele.
“Eu entrei na ambulância com ele e, quando chegou ali na [Avenida] Dorival Caymmi, ele pediu para eu mostrar a senha do meu celular. Eu percebi que ele queria ver meu PIX, alguma coisa assim”, explicou.
“Eu fui, abri a porta da ambulância, pulei [para fora do veículo] e deixei ele [suspeito] conduzir a ambulância sozinho. Ele usou a ambulância para fazer assaltos na região da [Avenida] Paralela”.
Questionado se já havia passado por situação de violência como esta, o motorista disse que sim. “Sempre [ocorre] situação de violência, porque trabalhamos na rua, expostos, entrando em becos e vielas. É difícil, muito difícil, mas é entregar na mão de Deus e, cada dia, a gente mata um leão”, desabafou.