O babalorixá Ademário Costa, de 56 anos, conhecido como Taosilé, foi encontrado morto na noite da última sexta-feira (5), na cidade de Candeias. O corpo da vítima tinha marca de tiros e foi localizado na região conhecida como Estrada da Embasa.
Ademário era líder o terreiro de candomblé Ilê Axé Omó Ode Bualêgi, no bairro Jardim das Margaridas, em Salvador, e desapareceu na última quinta (4) após receber uma ligação, sair de casa e não retornar. Na sexta (5), o carro do religioso foi encontrado totalmente queimado, em uma localidade chamada “Pisca-Pisca”, localizada em um trecho da BA-528, popularmente conhecida como Estrada do Derba.
Horas depois, o corpo do pai de santo foi encontrado em uma região de mata no município. A Polícia Militar informou em nota que foi acionada por populares sobre um corpo encontrado na estrada e enviou guarnições da 10ª Companhia Independente (CIPM), que constataram o óbito do homem no local.
Segundo familiares e amigos, o babalorixá morava sozinho no terreiro e era uma pessoa muito querida pela comunidade, familiares e amigos. Ainda não se sabe o motivo dele ter sido assassinado. Na manhã deste sábado (6), diversos filhos de santos e a família estiveram no Instituto Médico Legal (IML) de Salvador, onde o corpo foi trazido, para auxiliar no processo de reconhecimento e liberação para o funeral.
O caso está sendo investigado pela 20ª Delegacia Territorial (DT) do município, que apura as possíveis causas e circunstâncias do homicídio de Ademário Costa e, consequentemente, tenta identificar a autoria do crime.
Nas redes sociais, o terreiro Ilê Axé Omó Ode Bualêgi manifestou luto pela perda do seu babalorixá. O velório ocorrerá dentro do centro religioso, a partir das 20h, seguindo a doutrina estabelecida no candomblé, e seu corpo será sepultado na manhã de domingo (7), no cemitério memorial Vale da Saudade, em Candeias.
“Obrigado pela sua passagem aqui na terra e na vida de cada Omó Orisà“, finaliza nota de pesar do terreiro. Veja a publicação: