Um homem, identificado pelo apelido de “Wolverine” foi preso nesta quarta-feira (10), durante uma operação conjunta das polícias da Bahia e do Espírito Santo. O homem em questão é Daniel dos Santos Silva, apelidado como um dos lendários integrantes dos X-Men e um dos foragidos mais procurados do estado.
Wolverine, é líder de uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas. De acordo com as investigações, ele é o responsável por assassinatos em cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O homem, também conhecido como “Vovô Urso”, ocupava a carta “Valete de Copas” do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), criado para divulgar informações sobre alguns dos suspeitos mais perigosos.
O chefe da facção estava entre os 10 criminosos mais procurados da Bahia. O objetivo, segundo a pasta, é facilitar a captura dos alvos, contando com a colaboração popular. O sigilo das identidades é garantido.
PRISÃO
O líder da facção estava escondido em São Mateus, uma cidade no estado do Espírito Santo. A cidade fica a 64 km da divisa com a Bahia. As investigações aconteceram por pelo menos dois meses neste local, equipes das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco) e das Polícias Civis dos estados ampliaram as estratégias para localizá-lo. O líder da facção foi interceptado usando um carro clonado e documento falso próximo ao centro da cidade.
O homem tinha três mandados de prisão em aberto. Na cidade ele levava uma vida pacata e acima de qualquer suspeita, ressaltou a SSP-BA. No momento da prisão, ele não ostentava armas de fogo, como costumava fazer nas redes sociais, mas estava com um carro clonado e documento falso. O chefe da facção foi encontrado em uma casa, utilizada por ele como esconderijo.
O diretor do DEIC, delegado Thomas Galdino, destacou a união de esforços. “Estamos com redução das mortes violentas na Bahia e o trabalho seguirá buscando ampliar esse índice”, enfatizou.