Está a venda na internet pelo valor de 170 mil reais uma das 18 medalhas obtidas pelo Brasil no futebol masculino durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. O vendedor, cuja identidade é mantida em sigilo, é um jogador, pois membros da comissão técnica não receberam medalhas do Comitê Olímpico Internacional.
A medalha apresenta bom estado e quem comprar vai levar de brinde o estojo original, juntamente com o pin entregue aos atletas campeões. De acordo com o site Memorabília do Esporte, encarregado da comercialização. O vendedor também declarou que parte do valor arrecadado será destinada a iniciativas e/ou instituições sociais.
A medalha, que pesa entre 500g e 600g, foi confeccionada com prata pura (92,5% de pureza) e contém 6 gramas de ouro. Ainda de acordo com o vendedor, parte do valor arrecadado será destinado para iniciativas e/ou instituições sociais.
Produzida pela Casa da Moeda do Brasil, esta medalha representa o ápice do futebol brasileiro no cenário olímpico. “Esse é um símbolo de dedicação e entrega que vai muito além do seu valor financeiro”, explica Samy Vaisman, CEO da Memorabília do Esporte.
Os 18 jogadores que integraram a histórica conquista do futebol masculino brasileiro em 2016 foram: Weverton, Uilson, Zeca, William, Douglas Santos, Rodrigo Caio, Marquinhos, Luan Garcia, Walace, Rodrigo Dourado, Thiago Maia, Renato Augusto, Rafinha Alcântara, Felipe Anderson, Luan, Gabigol, Gabriel Jesus e Neymar.
Onde foi conquistada a medalha?
O palco da conquista não poderia ser mais icônico: o Estádio do Maracanã. Foi lá, em 20 de agosto de 2016, que o Brasil venceu a Alemanha nos pênaltis, garantindo a primeira medalha de ouro olímpica em futebol na história do país.
Quanto custa uma medalha de ouro – e por que as do Rio 2016 são diferentes
As da Rio 2016 pesam cerca de 500 gramas. Seu valor, calculado com base na sua composição, é de cerca de US$ 600, de acordo com estimativas do Conselho Mundial de Ouro.
As últimas medalhas douradas feitas inteiramente de ouro foram entregues nos Jogos Olímpicos de 1912.