O zagueiro Wagner Leonardo pode ter sérios problemas após a confusão ocorrida no jogo Vitória x São Paulo, no último domingo (5) pela Série A do Brasileirão. O atleta pode ser denunciado pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por algumas atitudes na disputa.
Wagner, que foi expulso, pode ser responsabilizado por dois atos: falas contra a arbitragem e a invasão de campo, como afirmou o advogado Ronaldo Piacente, procurador do órgão, ao portal Bahia Notícias. “Depende da análise de quem vai julgar. Pode ser apenas uma infração que absorve a outra ou considerar duas infrações”, disse ele.
O jogador do Leão pode ser punido de duas a seis partidas por “desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões” e/ou de um a três jogos por “invadir local destinado à equipe de arbitragem, ou o local da partida, prova ou equivalente, durante sua realização, inclusive no intervalo regulamentar”, de acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJ).
Em entrevista à TV Globo, logo após o jogo, Wagner Leonardo deixou claro que estava contestando o árbitro, afirmando que o time estava sendo prejudicado de forma proposital. “Não estou aqui para criar polêmica, estou aqui para dizer a minha chateação e insatisfação com o que tem acontecido com a arbitragem brasileira que acaba nos prejudicando. A gente tem um trabalho lindo e longo pela frente, só que por forças maiores não conseguimos demonstrar isso dentro de campo, porque a gente não sabe o que está acontecendo aqui no Brasil“.
Ramon Abatti Abel, que comandou a partida, detalhou na súmula os atos do zagueiro, que chegou a ser contido pelo colega Osvaldo, além de Luciano, do São Paulo, só que sem sucesso. Agora, a Procuradoria da STJD tem até 30 dias após a situação para abrir a denúncia, que já é aguardada pelo Vitória.