Quatro líderes de facções criminosas de Feira de Santana foram transferidos da Penitenciária local para o Presídio de Segurança Máxima de Serrinha, na manhã deste domingo (12). A ação aconteceu durante a ‘Operação Controle’, que visa isola-los, tirando-lhes a possibilidade de comunicação com demais integrantes das facções.
Os presos são apontados como responsáveis pelo comando dos homicídios ocorridos na cidade nos últimos dias. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e quatro de transferência.
Nas celas, foram aprendidos celulares, assessórios de telefone e facas. Agora, eles ficarão sob o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) de Serrinha. O material apreendido será submetido a conferência e análise pelo Gaeco e Seap, e posteriormente, encaminhado aos órgãos competentes para adoção das medidas cabíveis.
Os homens transferidos para Serrinha mandaram matar rivais e orquestraram os ataques, que resultaram nas mortes registradas no município na última semana, com o objetivo seria ampliar território de atuação das facções.
Os mandados foram expedidos pelo Plantão Judiciário, acatando requerimento realizado pelo Gaeco em conjunto com promotores de Justiça plantonistas.
A operação foi deflagrada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial Operacional de Combate ao Crime Organizado (Gaeco); pela Secretaria de Segurança Pública (SSP); pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Grupo de Segurança Institucional (GSI), Comando de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Cmep) e do Grupamento Especializado em Operação Prisionais (Geop); pela Polícia Civil e pela Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL).