Os ônibus da empresa Avanço estarão em paralisação nas cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) a partir da próxima sexta-feira, dia 17 e os veículos devem ser entregues no final do mês. O motivo é uma crise financeira.
A decisão afeta os municípios de Camaçari, Candeias, Madre de Deus, Simões Filho, São Francisco do Conde e Santo Amaro.
De acordo com o Sindicato dos Rodoviários da RMS (Sindimetro), o proprietário da Avanço, Fabrício Figueiredo, alega que não tem mais condições de continuar estando atuando neste serviço por diversos motivos. Entre estes, ele aponta que as linhas da Avanço enfrentam déficit financeiro, tornando a operação insustentável.
Além disso, a tarifa praticada pela empresa está defasada, o que impacta negativamente sua viabilidade econômica. Por fim, a concorrência acirrada com o transporte clandestino também contribuiu para a decisão.
A categoria ameaça suspender a operação desde abril. Neste mesmo mês, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) comunicou ao Bahia no Ar que estava em processo de negociação, mas nenhum acordo foi fechado.
[…] Inicialmente os coletivos da empresas encerrariam atividade na próxima sexta (17) para, no final do mês, entregar as linhas para a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), responsável pelo serviço. No entanto, na prática, não foi isso que aconteceu. […]