Um homem, identificado como Gilberto Santos de Jesus, de 56 anos, morreu na última quarta-feira (15) em Salvador após sofrer um traumatismo craniano em decorrência de uma agressão cometida pelo vizinho. A tragédia aconteceu após uma briga por conta de R$5,00 que não foram pagos.
O caso aconteceu na terça (14), no bairro Santa Mônica, onde a vítima foi chamada pelo vizinho para remover o lixo de uma festa, e que seria retribuído com o determinado valor após prestar o serviço. Ao finalizar, Gilberto cobrou pelo dinheiro e recebeu como resposta que só receberia o pagamento depois, pois o vizinho não teria por agora.
Furioso, o homem pegou o lixo recolhido e jogou na porta do imóvel, onde estava inicialmente. Isso desencadeou uma discussão acalorada que acabou nas vias de fato, com Gilberto sendo agredido com um soco no rosto. Ele acabou se desequilibrando e caiu no chão, batendo a cabeça.
Ao chegar em casa, a vítima começou a passar mal e foi levado para o Pronto Atendimento Maria Conceição Imbassahy, no Pau Miúdo, onde foi atendido e liberado. Segundo familiares, a equipe médica só focou no caso relacionado à pressão alta que ele apresentava no momento, e não no trauma cerebral.
Porém, no outro dia, Gilberto Santos foi socorrido às pressas para a mesma unidade de saúde, com dores de cabeça, vômito e tontura, morrendo horas depois. No atestado de óbito, é apontado como “traumatismo crânio-encefálico por ação de instrumento contundente”, além de circunstâncias de homicídio.
O caso é investigado pela 2ª Delegacia Territorial (DT) do bairro Liberdade, que apura as circunstâncias do fato.