Uma clínica localizada na cidade de Dias d’Ávila está sendo acusada de enganar pacientes que buscam atendimento psiquiátrico. De acordo com denúncia enviada ao portal Bahia no Ar, a unidade de saúde particular teria em seu quadro uma médica que diz ser psiquiatra, mas, na verdade, é ginecologista.
A cliente da clínica Clisanna, localizada na Avenida Raul Seixas, disse à reportagem que marcou uma consulta desta especialidade para a sua mãe na última segunda (17) e pagou por ela 200 reais. Ao chegar para ser atendida por Silvia Andrade, percebeu despreparo ao analisar o quadro, falando de forma muito vaga sem dar maiores detalhes.
“Minha mãe está com problemas sérios e a médica disse que ela estava perfeitamente lúcida. Achei tudo muito estranho e decidi investigar”, disse a mulher, que quis manter o anonimato.
Ao pesquisar o nome da profissional de saúde no sistema de consultas do Conselho Regional de Medicina (Cremeb), veio a surpresa: ela não é psiquiatra. Na busca, é possível ver que Silvia tem especialidade em ginecologia e obstetrícia, além de medicina do trabalho.
Vale destacar que, para atuar em determinadas áreas como médico, é preciso ter o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), forma obrigatória que comprove as especialidades e áreas de atuação, devidamente reconhecidas pelo conselho. Foi o que não ocorreu na Clisanna.
O Bahia no Ar entrou em contato com a Clisanna. O responsável pela unidade, Drº Yang Fonseca, negou que o médica esteja trabalhando de maneira ilegal, afirmando que ela tem licença para atuação na área, mesmo o RQE não registrado no Conselho. Uma documentação de comprovação do curso concluído em 2018, no Centro Universitário Filadélfia foi enviado ao Bahia no Ar, junto com a grade curricular da médica (veja abaixo).
Sobre isso, o Cremeb diz que: “os médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina estão habilitados para exercer a profissão em todos os seus ramos. No entanto, o médico só pode anunciar a especialidade após ter registrado o título no Conselho, conforme prevê o Manual de Publicidade Médica. “Além disso, quando o médico registra a sua especialidade no Conselho, toda a sociedade passa a ter acesso a esta informação, pois fica disponível no site do Cremeb, através da ferramenta gratuita de busca de médicos”, lembra Dra. Teresa. Essa procedimento pode ser feito de forma online.
Antes de publicar uma materia vcs teriam que averiguar a veracidade da mesma pra nao perder a credibilidade.