Uma clínica localizada na cidade de Dias d’Ávila está sendo acusada de enganar pacientes que buscam atendimento psiquiátrico. De acordo com denúncia enviada ao portal Bahia no Ar, a unidade de saúde particular teria em seu quadro uma médica que diz ser psiquiatra, mas, na verdade, é ginecologista.

A cliente da clínica Clisanna, localizada na Avenida Raul Seixas, disse à reportagem que marcou uma consulta desta especialidade para a sua mãe na última segunda (17) e pagou por ela 200 reais. Ao chegar para ser atendida por Silvia Andrade, percebeu despreparo ao analisar o quadro, falando de forma muito vaga sem dar maiores detalhes.

“Minha mãe está com problemas sérios e a médica disse que ela estava perfeitamente lúcida. Achei tudo muito estranho e decidi investigar”, disse a mulher, que quis manter o anonimato.

Ao pesquisar o nome da profissional de saúde no sistema de consultas do Conselho Regional de Medicina (Cremeb), veio a surpresa: ela não é psiquiatra. Na busca, é possível ver que Silvia tem especialidade em ginecologia e obstetrícia, além de medicina do trabalho.

Foto: Reprodução

Vale destacar que, para atuar em determinadas áreas como médico, é preciso ter o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), forma obrigatória que comprove as especialidades e áreas de atuação, devidamente reconhecidas pelo conselho. Foi o que não ocorreu na Clisanna.

O Bahia no Ar entrou em contato com a Clisanna. O responsável pela unidade, Drº Yang Fonseca, negou que o médica esteja trabalhando de maneira ilegal, afirmando que ela tem licença para atuação na área, mesmo o RQE não registrado no Conselho. Uma documentação de comprovação do curso concluído em 2018, no Centro Universitário Filadélfia foi enviado ao Bahia no Ar, junto com a grade curricular da médica (veja abaixo).

Sobre isso, o Cremeb diz que: “os médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina estão habilitados para exercer a profissão em todos os seus ramos. No entanto, o médico só pode anunciar a especialidade após ter registrado o título no Conselho, conforme prevê o Manual de Publicidade Médica. “Além disso, quando o médico registra a sua especialidade no Conselho, toda a sociedade passa a ter acesso a esta informação, pois fica disponível no site do Cremeb, através da ferramenta gratuita de busca de médicos”, lembra Dra. Teresa. Essa procedimento pode ser feito de forma online.

5 4 votos
Article Rating