A cassação do mandato do prefeito Antônio Barreto de Oliveira (PDT) de Barra do Mendes, localizado na região de Irecê, no centro norte da Bahia, ocorreu durante uma sessão realizada na noite desta quinta-feira (4). A cassação foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, por 7 a 2 dos votos.
Em novembro do ano passado, Tonho de Napo, como é conhecido, foi afastado do cargo na Prefeitura de Barra do Mendes, mas conseguiu reverter a decisão no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Ele é acusado de crime de responsabilidade ao não promulgar as leis enviadas à Câmara Municipal, além de não arcar com os débitos com o INSS, que somam quase R$8 milhões.
O relator do caso é o vereador Miguel da Canarina (PSD), que foi acusado de praticar assédio sexual ao prometer emprego a uma moradora do município. Dado o afastamento de Antônio de Napo, Simão Rodrigues Franca, vice-prefeito, assume o posto.
Os vereadores favoráveis à cassação foram André do São Bento (PL), Eliene (PL), Suely (PSB), Plínio Filho (PSD), Miguel da Canarina (PSD), Montanha (PDT) e Beto da Queimada (Podemos). Medrado (PSD) e Adriana Abreu (PSB) foram contrários à decisão de cassar Tonho de Napo.