Quatorze indivíduos são acusados de aplicar golpes com cartões de crédito virtuais durante compras de aparelhos celulares de última geração em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Os criminosos clonaram cartões e adquiriram 11 dispositivos pela internet.
Conforme as investigações, os suspeitos preencheram os formulários de compras online com informações fraudulentas e, em outras ocasiões, forneciam dados aos vendedores, que, mesmo sem saber do esquema criminoso, efetuavam a compra.
De acordo com informações, algumas vítimas foram notificadas das compras e conseguiram cancelar. Imediatamente, os estabelecimentos comerciais foram prejudicados ao não conseguirem recuperar seus telefones celulares. Em outras ocasiões em que os donos dos aparelhos perceberam que as compras haviam sido efetuadas, os donos dos cartões tiveram uma perda de cerca de R$ 58 mil.
As compras foram realizadas entre os dias 13 e 27 de junho. Após adquirirem os celulares, os criminosos os revendiam para outras pessoas, inclusive para comerciantes do Shopping Popular de Vitória da Conquista.
Durante as investigações policiais, 43 indivíduos foram interrogados e 14 foram indiciados pelos crimes de estelionato, roubo qualificado e simples, lavagem de dinheiro e associação criminosa.