Camaçari passará a contar com o serviço de emissão da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) a partir do dia 1º de agosto. O serviço será realizado no SAC do município, localizado no Boulevard Shopping.
Vale lembrar que a primeira via do documento é gratuita para todos os cidadãos. O Cadastro de Pessoa Física (CPF) será o número único de identificação.
Nesta fase, além de Camaçari, Lauro de Freitas, que também pertence à Região Metropolitana de Salvador, também foi beneficiada. Além disso, outros cinco postos da capital passam a ofertar o serviço: SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Comércio e Uruguai.
Para iniciar a expansão, a Rede SAC vai suspender o atendimento dos postos comtemplados, entre os dias 29 a 31 de agosto. Apenas a entrega do RG antigo vai acontecer normalmente nestes dias.
O agendamento para emissão da CIN é feito através do aplicativo ou do portal GOVBA (www.ba.gov.br) em todos os postos da rede que disponibilizem o serviço.
Documentos necessários
Para fazer o novo RG, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original, cópia autenticada ou em formato eletrônico). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar, também, uma cópia.
A CIN permite incluir outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Também podem ser adicionadas condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, desde que apresentados atestados ou relatórios médicos; e até informações como tipo sanguíneo e fator RH (exigido exame laboratorial) e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão a partir do preenchimento de requerimento específico fornecido no momento da solicitação; caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital, que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão.
O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. É importante ressaltar que os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento. O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.
Foto: Elói Corrêa/GOVBA