entrevista secretario sde saude washington couto

Durante entrevista nesta terça-feira, 06, ao apresentador Roque Santos, para o portal Bahia No Ar, o secretário de Saúde de Camaçari, Washington Couto, falou sobre a greve dos médicos que atendem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) que já dura 14 dias.

Na ocasião, o secretário declarou que foi pego de surpresa com a greve e acrescentou que o erro do movimento, está no fato de os grevistas não aceitarem nenhuma negociação. “Eu entendo parar quando não existe dialogo, eu entendo parar quando os direitos dos médicos não são atendidos, realmente foi uma grande surpresa para a gente”, disse.

Sobre o atraso do pagamento dos salários da categoria, o secretário explicou a prefeitura tem um convênio com a Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf) – estatal que disponibilizou profissionais terceirizados para atender no setor citado – e a empresa por problemas internos acabou atrasando o salário, mas a secretaria pediu um prazo aos médicos para resolver a situação.

Ainda sobre a greve, Couto comentou sobre a ilegalidade do movimento. Na oportunidade o secretário lembrou que a Justiça considerou a greve ilegal, principalmente pelo fato de 100% dos servidores terem paralisado as atividades, quando a lei determina que 30 % do efetivo realize os atendimentos.

Na entrevista o secretário revelou que nos primeiros dias da greve, a secretaria conseguiu organizar uma escala para que a população não ficasse sem atendimento, mas, segundo ele, o sindicato da categoria impediu que os médicos que não aderiram ao movimento prestassem serviço nas UPA’s, inclusive sob tom de ameaças aos profissionais.

Além da questão da greve, o secretário também falou sobre outras situações referentes a saúde do município como a falta de segurança nas unidades médicas. Veja isso e muito mais na entrevista completa disponibilizada no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=g04PgyWWiTI

https://www.youtube.com/watch?v=j7hbirSbDqY