Marcos Batista, de 42 anos, foi condenado no fim da tarde desta quinta-feira (22), a cumprir pena de 16 anos de prisão em regime fechado, após ter matado Rodrigo Souza dos Santos dentro de uma van em Camaçari. O crime, que aconteceu em maio de 2022, teve seu desfecho concretizado durante o julgamento, que perdurou todo o dia, no fórum da cidade.
Rodrigo foi assassinado a facadas pelo acusado, que era seu amigo e colega de trabalho na empresa Norpack. Foi durante a volta do trabalho no dia 24 daquele mês, no veículo especial para o tráfego de trabalhadores, que os dois se desentenderam e o pior aconteceu.
Após cometer o crime, Marcos enviou um áudio para o irmão da vítima, alegando que fez para se defender e disse ter descoberto uma traição, em que sua mulher estaria se envolvendo com Rodrigo.
“Peço perdão a sua mãe, a sua família. O que eu não quero para sua família, eu também não quero para o que a minha está passando agora. Eu não quero envolver família, mas o ato é que seu irmão veio para cima de mim, ‘brother’. Era ele ou eu, irmão […] Eu queria que você soubesse seu irmão estava pegando minha mulher, mas nem foi por ela. O seu irmão começou a me ameaçar”.
Na frente do fórum, localizado no centro de Camaçari, familiares aguardavam a decisão e clamavam que o responsável pelo homicídio fosse condenado, para pagar pelo crime cometido há mais de 2 anos. Logo no início do julgamento, às 9h, sete homens foram escolhidos para compor o júri popular.
Dois colegas de trabalho de Rodrigo, também funcionários da Norpack a época, foram testemunhas de acusação, assim como Adailton Souza e Janete Souza, irmãos da vítima. Janete Souza falou com o Bahia no Ar após prestar depoimento e expressou seu desejo de justiça.
“A gente vem em uma sensação de medo da justiça não acontecer, porque a gente sabe como as coisas acontecem. Mas o que a gente vem fazendo até hoje, vai fazer ainda, é lutar para que a justiça seja feita”, disse ela.
Agora, Marcos Batista será encaminhado para um presídio, onde cumprirá a pena decidida pelo magistrado nesta quinta.