A Maternidade Regional de Camaçari, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), recebeu, nesta sexta-feira (23), mais uma visita de vinculação, ação que permite às gestantes conhecerem a maternidade, bem como os espaços destinados ao trabalho de parto, parto e puerpério. Durante a visita, as futuras mães tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a gestação, acompanhadas por suas famílias.
Marluci Santos, enfermeira coordenadora do ambulatório, e Cileda Paixão, psicóloga da unidade, lideraram o encontro, discutindo o processo da gestação, amamentação, procedimentos e desafios comuns durante esse período. A visita também contou com uma ação especial em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher.
Durante a atividade, Cileda Paixão conduziu uma dinâmica de perguntas e respostas com nove gestantes e seus acompanhantes. A psicóloga destacou a importância de identificar as diferentes formas de violência, reforçou a divulgação sobre os direitos das mulheres em situação de violência e informou sobre os serviços especializados para acolhimento, orientação e denúncia.
“A ação de conscientização que promovemos neste Agosto Lilás tem uma importância fundamental, pois a violência contra a mulher, infelizmente, pode se manifestar de diversas formas, inclusive durante a gravidez. Nosso objetivo é criar um ambiente seguro e acolhedor, onde as gestantes possam se sentir protegidas e informadas sobre seus direitos. Ao trazer à tona essas questões, fortalecemos a rede de apoio e garantimos que cada mulher tenha o suporte necessário para viver uma gestação com dignidade e segurança”, afirmou Cileda.
A iniciativa reforça o compromisso da Maternidade Regional de Camaçari em oferecer uma assistência humanizada, estreitar a relação com as pacientes desde a gestação e promover um ambiente de acolhimento e segurança.
Foto: Divulgação/Mallu Silva/FESF-SUS