O candidato Tenente Médico Toebaldo, que disputava por uma vaga na Câmara de Vereadores de Itabuna, no sul baiano, foi indeferido após a justiça eleitoral identificar que ele é condenado pelo crime de estupro. O mais estranho de tudo nessa história é que o envolvido era filiado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), o que chamou atenção em meio aos detalhes.
A decisão, anunciada na última terça-feira (10), aconteceu após manifestação do Ministério Público Eleitoral (MPE), que solicitou a retirada do postulante ao cargo das eleições municipais. Teobaldo, que é médico, nega a acusação – em que já foi sentenciado a cumprir 12 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC).
Não é a primeira vez que o agora ex-candidato tenta vencer o pleito em Itabuna. A última vez foi em 2012, pelo Progressistas (PP), quando ele acabou ficando na suplência. Em resposta ao G1, Teobaldo alega que caso foi uma retaliação a um movimento feito por ele em Joinvile (SC), quando ele divulgou supostas fraudes na prefeitura.