Na manhã desta quarta-feira (18), o X, conhecido como Twitter, retornou com seus serviços no Brasil, disponível por meio do aplicativo.

Desde o dia 30 de agosto os usuários estão impossibilitados de acessar o X devido a determinação do ministro Alexandre de Moraes, que bloqueou os serviços da plataforma após a empresa de Elon Musk descumprir ordens judiciais emitidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O X segue fora do ar nos navegadores como Google Chorme e Safari, mas está funcionando nas versões Android e iOS pelo aplicativo.

ENTENDA O CASO

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que a rede social X/Twitter fosse suspensa em todo o Brasil. A medida foi publicada na tarde do dia 30 de agosto.

A ordem aconteceu após as 24 horas definidas pelo Supremo para que a empresa indicasse um novo representante legal no país, o que não ocorreu. Além disso, a rede do bilionário Elon Musk descumpriu diversas solicitações judiciais, o que foi mais um fator para que tudo isto ocorresse.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi notificada por Moraes para que, no máximo em 24 horas, fosse cortado o sinal do X através das operadoras atuantes. O Google e Apple também foram acionadas para que tire o aplicativo de suas lojas virtuais em até 5 dias.

Para aqueles que tentarem utilizá-la via rede privada virtual (VPN), que é mascarar o acesso com uma conta logada em outro país, poderá ser multado pela justiça brasileira com o valor de R$50 mil por dia.

0 0 votos
Article Rating