A Praia do Paraíso, em Guarajuba, celebra pelo sexto ano consecutivo de certificação com o selo de reconhecimento internacional Bandeira Azul, a mais importante premiação internacional para praias, marinas e embarcações de turismo, promovida pela Foundation for Environmental Education (FEE), e realizado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). A cerimônia de entrega da Bandeira Azul 2024 ocorrerá no dia 1º de novembro, às 14h, no Yacht Clube da Bahia.
O Programa Bandeira Azul visa conscientizar e engajar a sociedade na proteção de ambientes marinhos e lagos. A adesão ao programa inicia-se com uma inscrição formal pela prefeitura, seguida de uma visita técnica para avaliar a viabilidade da praia em se adequar aos critérios exigidos. Após aprovação, a praia entra na fase piloto por até dois anos para implementação das melhorias necessárias. A certificação é concedida mediante análise nacional e internacional. A renovação ocorre anualmente, com inspeção e cumprimento contínuo dos critérios estabelecidos.
Situada no Condomínio Paraíso, a praia premiada tem acesso livre e é frequentada por banhistas e surfistas, sendo também excelente para práticas esportivas ou simplesmente para relaxar. Guarajuba possui áreas de importante relevância para o ecossistema, sendo parte da Área de Proteção Ambiental, a APA Lagoas de Guarajuba. A região apresenta uma riquíssima fauna e flora caracterizada por uma restinga arbustiva e imponentes altos coqueiros que, junto às águas cristalinas compõem um cenário deslumbrante.
No evento de entrega, além da certificação da Praia do Paraíso, serão distribuídos certificados de Boas Práticas e troféus de Destaque em Educação Ambiental. Estarão presentes na ocasião autoridades como prefeitos e secretário de Meio Ambiente e Turismo, juntamente com os representantes de organizações ambientais de todo o país.
Também participarão membros do Júri Nacional do Programa Bandeira Azul e representantes de diversos órgãos, incluindo os ministérios do Turismo (MTur) e do Meio Ambiente (MMA); a Secretaria do Patrimônio da União (SPU); o IAR; as agências Embratur e de Gerenciamento Costeiro; a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa); e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA).