A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Habitação (Sehab), habilitou mais de 24 mil beneficiários elegíveis para o Programa “Minha Casa, Minha Vida”, com a inclusão no cadastro nacional da iniciativa federal.
A titular da Sehab, Vivian Angelim, destacou que a secretaria atingiu seu objetivo de atender da melhor forma possível a população que não possui moradia. “Durante esses três meses, todas as pessoas que passaram por nós foram atendidas de forma digna e transparente, sem necessidade de dormir em filas ou enfrentar confusões. O cadastro foi feito em uma plataforma digital segura, auditável, onde todas as alterações são automaticamente registradas. Prezamos pela clareza e cuidado no processo, tanto para a população de Camaçari quanto para qualquer órgão que queira verificar a lisura do processo”, afirmou.
As inscrições ocorreram de 12 de agosto a 12 de novembro de 2024, em pontos fixos e itinerantes. Para pessoas com deficiência (PcD), houve um posto exclusivo no Centro de Integração de Apoio ao Trabalhador (Ciat), localizado na Rua Costa Pito, no centro de Camaçari. Nesse posto, foram realizadas 1.804 inscrições.
Postos Itinerantes atenderam munícipes de áreas mais distantes, com 3.220 cadastros realizados em 12 localidades, incluindo Barra do Pojuca, Monte Gordo, Barra do Jacuípe, Arembepe, Jauá, Areias, Parafuso, Cordoaria, Vila de Abrantes, Machadinho, Mangabas e Vila Verde.
Requisitos para Participação no Programa
A Sehab garantiu que todos os cadastros realizados cumprissem os requisitos obrigatórios, como:
- Renda bruta familiar mensal de até R$ 2.640,00
- Não ser proprietário de imóvel no município ou em qualquer outra parte do Brasil
- Não ter sido contemplado em outros programas habitacionais (nacional, estadual ou municipal)
- Ter idade mínima de 18 anos ou ser emancipado
Para pessoas com deficiência (PcD), foi exigido, além desses requisitos, a apresentação de laudo médico assinado por profissional registrado no Conselho Regional de Medicina, especificando a deficiência, grau ou nível da deficiência, e número de registro na Classificação Internacional de Doenças (CID).
Próximos Passos no Processo de Seleção
Todos os inscritos foram integrados à seleção oficial do Minha Casa Minha Vida. Contudo, a contemplação dependerá da disponibilidade de unidades habitacionais, conforme a ordem de classificação definida em uma nova etapa, que será regida por um novo edital, no qual serão analisados os cadastros realizados a nível local e nacional.
A iniciativa, executada em parceria com a Prefeitura de Camaçari, visa habilitar o maior número de famílias de baixa renda no município a conquistar uma moradia digna por meio do Programa Minha Casa Minha Vida.
Não houve divulgaçao até que o prazo se encerrasse. Se houve , houve pata os proximos em oportunismo.Hoje soubemos.Nesta data 16.11.24. na intetnet.Nosso bairro anteriormente divulgado com 02 empreendimentos sequer é citado.na noticia. outros que não havia sido compleplados passar a ser…Também há no mesmo programa apoio a reforma que não é citado em nada.
.