Após dois dias preso pela Operação Overclean, o vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro (Republicanos), recebeu um habeas corpus concedido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF) na última terça-feira (24). O político saiu da cadeia utilizando uma tornozeleira eletrônica – medida solicitada pela decisão.

A liberdade de Cafezeiro é provisória, segundo o desembargador federal João Batista Moreira, presidente plantonista do TRF 1. Além do uso constante da tornozeleira, o vice de Moema Gramacho teve seus direitos ao exercício de funções públicas suspensos; proibido de acessar a prefeitura de Lauro e qualquer órgão ligado a ela; não sair à noite nos dias úteis e aos fins de semana; e não ter contato com outros investigados.

A Operação Overclean buscou apurar casos de fraude em licitações pelo país, com contratos superfaturados e desvio de emendas destinadas a serviços importantes. No caso de Vidigal Cafazeiro, o crime identificado ocorreu no Fundo Municipal de Saúde, que era de responsabilidade dele.

O vice-prefeito recebeu pagamentos mensais – em um montante de R$140 mil em seis meses -, tendo ainda dívidas pagas pela organização criminosa que administrava todo este processos. Tudo isso pôde ser comprovado em planilhas encontradas pela PF.

0 0 votos
Article Rating