Em atenção à comunidade franciscana, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) e com o apoio do Instituto Médico Cardiológico da Bahia (IMCBA) – responsável pela gestão profissionalizada do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima (HDACAL) – vem a público esclarecer que, com o fechamento do saldo do ano contábil de 2015 e a transferência dos saldos de restos a pagar não processados para o exercício de 2016, houve um ajuste na data de pagamento do processo do mês de janeiro e, por conseguinte, aos profissionais que trabalham no hospital. Ao contrário do que vem sendo dito, os médicos que atuam no município não estão com salários atrasados há 90 dias. Em janeiro, o que ocorreu foi uma mudança na data do pagamento, a qual não chegou a 10 dias, e que já foi concluída. Porém, a categoria pleiteou ainda um aumento salarial.
A Prefeitura de São Francisco do Conde reconhece o pleito da categoria e o IMCBA discutiu internamente com os médicos o reajuste, aonde se chegou a um acordo. Segundo o diretor administrativo da unidade hospitalar, Aluísio Almeida: “As negociações foram concluídas no dia 21 de janeiro e as atividades normalizadas. Os profissionais reconhecem São Francisco do Conde como um dos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) que mais valorizam seus profissionais, tanto no que se refere a valor pago pelo desenvolvimento do trabalho como pelo fato de não atrasar os salários, havendo inclusive adiantamento do pagamento conforme data prevista, que é até o dia 15 de cada mês”, explicou.
Informamos ainda que nos últimos dias aconteceram no hospital: partos, curetagens uterinas, suturas e cirurgias de emergências. É importante salientar que o hospital não parou com os atendimentos em momento algum, os profissionais apenas priorizaram as urgências e emergenciais, conforme classificação de risco.
Em 2015, o Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima (HDACAL) realizou um total de 43.844 consultas ambulatoriais. Uma média de 166 consultas por dia em 23 especialidades médicas. Além disso, nas emergências foram 72.767 atendimentos prestados a comunidade que é de cerca de 38 mil habitantes, o que demonstra a grande procura pelos serviços de saúde desta unidade. Além de exames (169.619), laboratório (148.345), ultrassom (3.845) e raios-X (11.559).
Como o compromisso dessa gestão é cuidar das pessoas, principalmente da saúde da população, será lançado ainda neste primeiro semestre de 2016 o programa Saúde Mais, que vai promover melhorias e adequações em unidades de saúde como: hospital, postos de saúde, setores que fazem o controle de doenças, a exemplo da dengue, zika vírus, chicungunya e vacinas; na área de média e alta complexidade, além da gestão da SESAU.
Outro investimento em saúde e qualidade de vida que a Prefeitura vem realizando é a ampliação em 20 leitos do hospital municipal, o que vai aumentar em 50% a capacidade de atendimentos e o número de cirurgias eletivas. A finalização da obra está prevista para o próximo mês de fevereiro. O hospital também receberá um aumento no número de especialidades médicas, ampliando seu atendimento a comunidade.
O Instituto Cardiológico também listou entre as melhorias realizadas a contratação de novos funcionários e o reconhecimento dos antigos servidores com promoções e mudanças de cargos e salários, valorizando o empenho e a qualificação profissional de técnicos, enfermeiros, profissionais da higienização, administrativo e outros.
A Prefeitura de São Francisco do Conde coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.
Agradecemos a compreensão e atenção de todos!