Está prometido um protesto na Avenida Paralela, em Salvador, nesta segunda-feira (22), promovido por estudantes de medicina da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Segundo publicação do Centro Acadêmico de Medicina da Universidade, o protesto, prometido para ocorrer a partir das 6h30, é contra falta de infraestrutura do curso.
O grupo envolvido no protesto quer exigir providências do Governo do Estado e Reitoria. Leia carta do diretório acadêmico de medicina:
“A crise do curso de Medicina da Uneb – Os estudantes de Medicina da UNEB decidiram tornar público os problemas que o curso vem enfrentando. Déficit no quadro de docentes, com uma demanda de 20 professores em caráter urgente, ausência de vínculos efetivos com hospitais para Internato Médico, falta campos de prática, inexistência de laboratórios de habilidades – onde os alunos treinariam acessos venosos, primeiros socorros e técnicas cirúrgicas – são algumas de nossas pautas de suas reivindicações.
A primeira turma ingressa no curso (2012.1, atual oitavo semestre), não possui professor para disciplinas que são pré-requisitos obrigatórios para garantir o andamento semestral. A carência docente se estende a mais quatro turmas. Tais situações ameaçam seriamente a continuidade do curso. Reuniões com a Reitoria, Departamento, Colegiado de Medicina e demais instâncias foram realizadas na tentativa de solucionar tais fatos e todos os diálogos possíveis foram utilizados. Mas os entraves burocráticos e administrativos emperram o encaminhamento de editais para concursos, firmação de contratos oficiais com instituições e construções de áreas práticas.
Diante da escassez de possibilidades, os alunos se encontram esgotados pelas tantas promessas feitas. Os discentes exigem que o poder público nas figuras da Governadoria, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração e da UNEB adotem medidas para resolutividade do descaso ao qual estão submetidos. Diante desta situação, conclamamos o apoio de todos/as para com esta luta que não é só nossa, mas de todos que almejam condições mais dignas para a saúde pública. Afinal, é a sociedade que a financia. Assim, os prejuízos em nossa formação hoje nela se refletirão amanhã.
Em protesto, os estudantes decidiram realizar uma mobilização pública para além dos muros da Universidade que conta com uma marcha na Avenida Paralela em direção ao CAB, via sentido centro. Por volta das 6:30 da manhã, desta segunda-feira (22/02), todos vestidos de branco com cartazes e frases de ordem, pretendem mostrar à população, sem a intenção de causar transtornos, na esperança de que entendam que o movimento é uma luta justa por seus direitos e apoiem a causa.
Atenciosamente,
Centro Acadêmico de Medicina da UNEB”