No início da noite desta quarta- feira, 2, o Bahia confirmou que chegou em um acordo com o canal por assinatura Esporte Interativo – que tem como sócia a empresa americana Turner – a partir de 2019 até o ano de 2024 para o Campeonato Brasileiro da Série A.
Em nota divulgada em seu site oficial, o Bahia destaca que a proposta foi aceita pela Diretoria Executiva e, apesar de não ser uma obrigação estatutária, foi levada ao Conselho Deliberativo, que também aprovou na noite desta terça-feira (1º), em reunião realizada na Arena Fonte Nova. Com a confirmação do negócio, o clube ganhará R$ 40 milhões de luvas.
O contrato prevê cerca de R$ 450 milhões para divisão entre os clubes. A divisão acontecerá da seguinte forma: divisão igualitária (50%), classificação no Campeonato Brasileiro (25%) e audiência (25%).Também estão previstos o fim dos jogos às 22h, exposição livre de patrocinadores e direitos de nomeação (naming rights).
Além do esquadrão de aço, Santos e Atlético Paranaense selaram acordo com o Esporte Interativo. O atual contrato com a Rede Globo vai até 2018.
Confira o comunicado do Bahia:
O Esporte Clube Bahia comunica ter formalizado acordo com o Esporte Interativo (Turner) para os direitos de transmissão da TV fechada do Campeonato Brasileiro da Série A, temporadas 2019 a 2024.
A proposta foi escolhida pela Diretoria Executiva e, embora não seja uma exigência estatutária, apresentada ao Conselho Deliberativo, junto com a proposta da Rede Globo de Televisão, pela importância do contrato e também em respeito ao órgão, que tem papel fundamental para respaldar uma decisão que impactará no futuro do Clube.
Na noite desta terça-feira (1º), dos 100 conselheiros eleitos pelos sócios tricolores, 80 estiveram presentes à reunião e 77 aprovaram a escolha pelo Esporte Interativo (Turner) –houve 1 abstenção e 2 manifestações em contrário.
O Esporte Clube Bahia entende que o modelo adotado a pedido dos clubes e aceito pelo Esporte Interativo (Turner), semelhante ao da Premier League (Liga Inglesa), tem critérios mais justos entre os participantes. O rateio da receita engloba divisão igualitária (50%), classificação (25%) e audiência (25%). No futebol, a legislação brasileira determina que o direito de transmissão é compartilhado entre mandante e visitante.
O Esporte Clube Bahia possui contrato válido de 2016 a 2018 com a Rede Globo de Televisão para os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro na: TV aberta, TV fechada, Exploração Internacional, Placas, Telefonia Móvel, Internet e ainda o Pay Per View (PPV). Existe também vínculo válido de 2016 a 2020 para os direitos de transmissão do Campeonato Baiano.
Com o Esporte Interativo (Turner), o Esporte Clube Bahia já mantém contrato para a transmissão da Copa do Nordeste, que, após acordo entre as emissoras de TV, também tem algumas partidas transmitidas na TV aberta pela Rede Globo de Televisão.