Os professores das universidades estaduais da Bahia (Uneb), de Santa Cruz (Uesc) e do Sudoeste Baiano (Uesb) param as atividades por 24h nesta terça-feira, de acordo com as associações de docentes das instituições. A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) será a única a seguir com as aulas seguem normalmente.
Os professores do campus de Vitória da Conquista da Uesb, fazem um protesto na Avenida Olívia Flores, na manhã desta terça, bloqueando a pista e usando faixas.
Segundo a diretora da Associação de Docentes da Uneb (Aduneb), Carolina Maia, a paralisação nas universidades ocorrem em protesto ao “reajuste zero” do servidor público no estado e à redução no orçamento da universidades. De acordo com a diretoria da Aduneb, desde 2012, o governo estadual já cortou R$ 73 milhões de custeio e investimento das universidades estaduais.
Já no campus da Uneb de Salvador, na manhã desta terça, acontece panfletagem e café da manhã com pão e água, para simbolizar a situação das universidades estaduais da Bahia. O presidente da Associação de Docentes a Universidade Estadual de Santa Cruz (Adusc), José Luiz de França, diz que na instituição os professores também convidam servidores técnicos e alunos para participar do protesto.