De acordo com a coluna satélite do jornal Correio deste domingo, duas novas pesquisas do Instituto Paraná sobre as eleições na Bahia confirmam uma tendência já identificada em sondagens para consumo interno encomendadas pelo DEM e partidos aliados: o prefeito ACM Neto é hoje o grande cabo eleitoral nas cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Nos últimos dias, o instituto mediu as intenções de voto em Dias D’Ávila e Camaçari, a pedido da TV Itapoan, e o quanto o apoio dos líderes políticos poderia interferir positivamente em suas escolhas. Colocado ao lado de nomes como o governador Rui Costa (PT) e o ex-ministro Jaques Wagner, Neto lidera com folga. Para a grande maioria dos entrevistados, é maior as chances de votar em um candidato a prefeito apoiado pelo democrata. O resultado oficial das pesquisas devem ser divulgados nesta semana.
A popularidade do prefeito na RMS é considerada estratégico para os planos da oposição ao governo petista. Atualmente, só duas das principais cidades da região são comandadas por aliados do democrata. Uma é Mata de São João, cujo prefeito, Marcelo Oliveira, é cria política do deputado federal João Gualberto, presidente do PSDB da Bahia. A outra é Madre de Deus, governada por Jeferson Andrade (DEM). O restante dos municípios está nas mãos de partidos da base do PT. Lista que inclui, além de Dias D’Ávila e Camaçari, Simões Filho, Candeias, Lauro de Freitas e São Francisco do Conde.